terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade 2.6 - E-proinfo

Atividade 2.5- Eproinfo



PLANO MEIO AMBIENTE

PROBLEMA: O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso
planeta e conseqüentemente termos uma melhor
qualidade de vida?

Objetivos gerais:
Desenvolver a construção de atitudes de corresponsabilidade para a
preservação do planeta terra, com equilíbrio ecológico e com
desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aprender conceitos relacionados a questões de meio ambiente.
Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio
Ambiente.
Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo
Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem
qualidade de vida para os seres vivos.
ÁREAS  Geografia e Artes

CONTEÚDOS:
Proteção e cuidado com as plantas e os animais
Movimentos de economia e consumo – Detetives do desperdício
Cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Comunicação e expressão para participação em ações coletivas.
Realização de ações individuais construtivas.
Valorização do meio social cultural e natural.
Busca bibliográfica para os interesses e dúvidas que surgirem
sobre o tema abordado.
Leitura de textos específicos de orientações a procedimentos e
experiências científicas.
Leitura e interpretação de textos científicos.
Desenho e pintura como forma alternativa de registro de
atividade.
Busca de informações junto aos pais e familiares.
Troca de informação no ambiente escolar e outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante o processo, através da participação do
aluno, produções feitas por ele e pela observação da professor.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atividade 2.3 - E-proinfo

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso
: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: Valdivino Barreira de Oliveira
Pólo: São Félix do Araguaia

Atividade 2.3

Conceituando Hipertexto

Hipertexto é um elo facilitador na busca das informações e nas trocas de conhecimentos.

Atividade 1.5 - E-proinfo


Atividade 1.4 - E-proinfo

TECNOLOGIAS NA ESCOLA
O USO DA TECNOLOGIA
n  Cursistas:
n  Valdivino Barreira de Oliveira
n  Almerice Pereira da Silva
n  Maria Conceição  Alves  Lopes
ATIVIDADE 1.4 QUESTIONÁRIO
¨  1-O uso das tecnologias na escola é definida com base em quais critérios?
¨  Com base nas necessidades apresentadas pelos alunos no decorrer da construção de seus conhecimentos. Pensando sempre que esse conhecimento deve ser significativo para o aprendiz.
¨  Os computadores e a internet foram inseridos nas atividades curriculares com qual objetivo (os)?
¨  Com objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos, aumentando sua curiosidade e desprendimento para utilizar o computador da melhor forma possível.
¨   Levar os alunos a pesquisar com maior ênfase os conteúdos apresentados e trabalhados em sala de aula pelos professores.
¨  Houve mudanças na atuação docente?
¨  Sim, pois os docentes passaram a usar os meios tecnológicos para desenvolver sua prática pedagógica levando em consideração essa ferramenta  extremamente importante no ambiente escolar.
¨  O que mudou na aprendizagem dos alunos?
¨  Mudou o interesse pelos conteúdos apresentados pelos professores, pois os alunos tem a oportunidade de buscar mais informações sobre os mesmos.
¨  Aumentou a curiosidade para pesquisar assuntos relacionados ao dia – a – dia, e a busca pela informação.
¨  Que novos aspectos requerem maior atenção de nossa parte?
¨  Quando se pensa o novo, pensa sempre nas dificuldades que vamos encontrar. Portanto é preciso pensar nas dificuldades, problemas  e desafios que vão surgir  com as novas tecnologias, para que possamos enfrentá-los e conhecer suas potencialidades no ambiente escolar.

Atividade 1.3. - E-proinfo

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: Valdivino Barreira
Pólo: São Félix do Araguaia


Atividade – 1.3


No meu ponto vista para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias na  escola, é muito importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, atualizar, processar e acima de tudo ordenar o que queremos alcançar em nossas pesquisas e com qual finalidade.
O uso da tecnologia na educação requer, sem dúvida, um olhar mais abrangente. Logo é possível que haja, nesse processo,o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo condizente com a sociedade  tecnológica, que deve se caracterizar pela integração e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento utilizando os novos recursos tecnológicos .        

Atividade 1.2 - E-Proinfo